Análise da materialidade
Identificação dos impactos da organização e sua importância para os stakeholders
A definição, implementação e comunicação de uma estratégia de sustentabilidade pode assumir um papel relevante:
Neste contexto, as organizações têm cada vez mais consciência da necessidade de gerirem de forma eficaz e sistemática os aspetos sociais e ambientais inerentes às suas atividades, produtos e serviços e de o fazerem de forma orgânica e estrategicamente integrada no negócio, assente numa visão de criação e partilha de valor.
Para conseguir criar valor e poder partilhar valor é necessário definir e aplicar uma estratégia baseada no que é importante para o negócio e simultaneamente para as partes interessadas, definir objetivos e ações concretas, medir e comunicar a estratégia e os seus resultados.”
Apoiamos na definição de uma estratégia/política de sustentabilidade numa visão de Criação de Valor Partilhado e alicerçada em compromissos:
Uma estratégia de criação de valor partilhado (Shared Value) significa incorpor as ambições de sustentabilidade ou responsabilidade social, na cadeia de valor, procurando oportunidades que melhorem a eficiência das operações e/ou a redução de custos dos fornecedores, e/ou a retenção dos colaboradores e/ou novas oportunidades de negócio incluindo novos clientes, ou geografias. Ao mesmo tempo que se reduz o impacto ambiental negativo e/ou se restauram ecossitemas marinhos ou terrestres, e/ou se reduz as emissões de GEE, e/ou se aumenta a capacitação e desenvolvimento comunitário, e/ou se promove o equilibrio entre a vida profissional, familiar, pessoal e/ou a diversidade.
Definir uma estratégia de CVP implica realizar auscultar stakeholders, estabelecer um outlook do negócio, comparar com as pressões e oportunidades externas e definir objetivos e um roadmap para atingir um conjunto de ambições de cada empresa/negócio.
Acreditamos que todas as organizações têm potencial para criar valor partilhado, desde 2013 que trabalhamos com vários setores para ajudar ao alinhamento do propósito de todos os stakeholders afetos a cada organização.
A CORE presta consultoria no âmbito da definição estratégica de CVP e criação de métricas para medir, monitorizar e comunicar o impacto os esforços e ambições de sustentabilidade/responsabilidade social
As Empresas que se comprometem com uma série de normas que são referentes à qualidade, segurança e compromissos socioambientais devem avaliar o comportamento dos seus fornecedores, selecionando aqueles que estiverem em conformidade com os valores da organização e as legislações vigentes. Isto é importante para garantir um processo produtivo responsável e que esteja inserido numa cadeia de valor comprovadamente sustentável. O compromisso socioambiental tornou-se num valor ético empresarial além de ser uma vantagem competitiva no mercado.
A CORE apoia na análise e envolvimento da cadeia de fornecedores, tendo em conta critérios ambientais ESG (Enviromental, Social, Governance) e definição de estratégia de gestão do da sustentabilidade junto dos fornecedores, incluindo elaboração de código de ética de fornecedores.
Por vezes é necessário comprovar e incentivar os esforços e as práticas sustentáveis e responsáveis das empresas às suas partes interessadas.
Apoiamos e na adaptação da empresa à norma ISO 20121- Sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos
Por vezes é necessário comprovar e incentivar os esforços e as práticas sustentáveis e responsáveis das empresas às suas partes interessadas.
Apoiamos e na adaptação da empresa à norma norma ISO 37101 – Cidades Sustentáveis
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU definem as prioridades e aspirações globais para 2030. Os ODS representam uma grande oportunidade de eliminar a pobreza e outras externalidades colocando o mundo numa trajetória mais sustentável.
O alinhamento aos ODS é incontornável para qualquer empresa ou entidade pública, de qualquer dimensão. Com 17 objetivos, 169 metas e 241 indicadores, as empresas devem encontrar as melhores oportunidades para dar resposta a estes desafios mundiais.
Reforçámo-nos na equipa e know-how para apoiar as organizções, públicas ou privadas na identificação das metas tangíveis e objetivos alinhando os indicadores dos ODS e os propósitos e aspirações de cada entidade.
Conheça todos os ODS
Identificação dos impactos da organização e sua importância para os stakeholders
A asucultação de stakeholders permite alinhar a sustentabilidade e envolver as suas partes interressadas no processo
As Empresas que se comprometem com temas socioambientais devem avaliar o comportamento dos seus fornecedores.
Definição de uma estratégia alinhado ao core business, com a participação de todos os setores da empresa/organização
A avaliação de impacto permite perceber os resultados dos esforços, permite comunicar com os stakeholders e acesso a financiamento público e privado
O voluntariado de competências, são a melhor ferramenta da empresa para criar impacto e tranasformação social
Parcerias para o impacto entre o setor público, privado e social
Estratégias de criação de valor partilhado, alinhado ao core business e mensurável
Implementação de processos formativos, adaptados aos modelos internos e que acrescentem valor à estratégia da empresa.
Norma internacional cidades sustentáveis e eventos sutentáveis
Normas Portuguesa e internancionais de Responsabilidade Social
Norma internacional cidades sustentáveis e eventos sutentáveis
Normas Portuguesa e internancionais de Responsabilidade Social
Normas Portuguesa e internancionais de Responsabilidade Social
Normas Portuguesa e internancionais de Responsabilidade Social
Um estratégia de impacto permite a produtores de cinema e televisão influenciar de forma positiva e assertiva sobre determinados temas sociais e ambientais
O alinhamento aos 17 ODS é incontornável para qualquer empresa, de qualquer dimensão e setor
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