Política e Estratégia de sustentabilidade

Política e Estratégia de sustentabilidade

A definição, implementação e comunicação de uma estratégia de sustentabilidade pode assumir um papel relevante:

  • no modo como a Organização é percecionada pelo mercado;
  • na capitalização (proporcionada pela adoção de uma abordagem sistemática e monitorizada) das iniciativas de gestão responsável do negócio que a Organização já vai realizando; e
  • na robustez do próprio modelo de negócio (proporcionada por uma visão e gestão mais abrangente de riscos e oportunidades).

Neste contexto, as organizações têm cada vez mais consciência da necessidade de gerirem de forma eficaz e sistemática os aspetos sociais e ambientais inerentes às suas atividades, produtos e serviços e de o fazerem de forma orgânica e estrategicamente integrada no negócio, assente numa visão de criação e partilha de valor.

Para conseguir criar valor e poder partilhar valor é necessário definir e aplicar uma estratégia baseada no que é importante para o negócio e simultaneamente para as partes interessadas, definir objetivos e ações concretas, medir e comunicar a estratégia e os seus resultados.”

Apoiamos na definição de uma estratégia/política de sustentabilidade numa visão de Criação de Valor Partilhado e alicerçada em compromissos:

  • Abrangentes e compreensíveis – compreendidos por toda a empresa, incluindo a criação de oportunidades de participação global da empresa e fornecedores;
  • Relevantes – integrados na estratégia global da empresa e alinhados com as necessidades e expetativas dos stakeholders externos (comunidade, reguladores nacionais do setor, metas globais do ODS, etc.);
  • Tangíveis – com capacidade de cumprimento num roadmap temporal definido..
Política e Estratégia de sustentabilidade

Desenvolvimento e implementação de estratégias de Criação de Valor Partilhado “Shared Value”

Uma estratégia de criação de valor partilhado (Shared Value) significa incorpor as ambições de sustentabilidade ou responsabilidade social, na cadeia de valor, procurando oportunidades que melhorem a eficiência das operações e/ou a redução de custos dos fornecedores, e/ou a retenção dos colaboradores e/ou novas oportunidades de negócio incluindo novos clientes, ou geografias. Ao mesmo tempo que se reduz o impacto ambiental negativo e/ou se restauram ecossitemas marinhos ou terrestres, e/ou se reduz as emissões de GEE, e/ou se aumenta a capacitação e desenvolvimento comunitário, e/ou se promove o equilibrio entre a vida profissional, familiar, pessoal e/ou a diversidade.

Definir uma estratégia de CVP implica realizar auscultar stakeholders, estabelecer um outlook do negócio, comparar com as pressões e oportunidades externas e definir objetivos e um roadmap para atingir um conjunto de ambições de cada empresa/negócio.

Acreditamos que todas as organizações têm potencial para criar valor partilhado, desde 2013 que trabalhamos com vários setores para ajudar ao alinhamento do propósito de todos os stakeholders afetos a cada organização.

A CORE presta consultoria no âmbito da definição estratégica de CVP e criação de métricas para medir, monitorizar e comunicar o impacto os esforços e ambições de sustentabilidade/responsabilidade social

Cadeia de fornecedores

Cadeia de fornecedores

As Empresas que se comprometem com uma série de normas que são referentes à qualidade, segurança e compromissos socioambientais devem avaliar o comportamento dos seus fornecedores, selecionando aqueles que estiverem em conformidade com os valores da organização e as legislações vigentes. Isto é importante para garantir um processo produtivo responsável e que esteja inserido numa cadeia de valor comprovadamente sustentável. O compromisso socioambiental tornou-se num valor ético empresarial além de ser uma vantagem competitiva no mercado.

A CORE apoia na análise e envolvimento da cadeia de fornecedores, tendo em conta critérios ambientais ESG (Enviromental, Social, Governance) e definição de estratégia de gestão do da sustentabilidade junto dos fornecedores, incluindo elaboração de código de ética de fornecedores.

Política e Estratégia de sustentabilidade

Objetivos do desenvolvimento desenvolvimento (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU definem as prioridades e aspirações globais para 2030. Os ODS representam uma grande oportunidade de eliminar a pobreza e outras externalidades colocando o mundo numa trajetória mais sustentável.

O alinhamento aos ODS é incontornável para qualquer empresa ou entidade pública, de qualquer dimensão. Com 17 objetivos, 169 metas e 241 indicadores, as empresas devem encontrar as melhores oportunidades para dar resposta a estes desafios mundiais.

Reforçámo-nos na equipa e know-how para apoiar as organizções, públicas ou privadas na identificação das metas tangíveis e objetivos alinhando os indicadores dos ODS e os propósitos e aspirações de cada entidade.

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