A responsabilidade social está entre os critérios mais valorizados pelos trabalhadores e, mesmo que o aspeto monetário seja bastante favorável, um colaborador pode perfeitamente deixar a empresa no final do contrato pela questão da responsabilidade social. Em muitos casos, é fator de motivação ou descontentamento no mercado de trabalho.
Poderá ser uma iniciativa estratégica investir em responsabilidade social e na monitorização das práticas a ela envolvidas, para que se possam atrair e reter talentos.
As pme portuguesas têm agora um serviço especializado para desenvolverem, implementarem ou avaliarem ações de responsabilidade social e/ou sustentabilidade.
A responsabilidade social empresarial é apresentada como uma vantagem competitiva e que introduz o desenvolvimento de novas estratégias de negócio. A qualidade, flexibilidade, segurança, impacto social e ambiental são já considerados pelo consumidor fatores básicos, e por isso procura novos atributos.
Tendo em conta a posicionamento estratégico que as empresas ocupam na sociedade, a sua interferência no ambiente externo à sua estrutura física é enorme. As suas decisões afetam não só os seus colaboradores, mas também toda a sociedade na qual está inserida. É por isso que as suas decisões devem ser tomadas baseadas na ótica social e ambiental, garantindo ao mesmo tempo a sustentabilidade do crescimento económico na dignidade humana, apresentando-se como agente ativo na transformação social.
PME Responsabilidade Social
As pme portuguesas têm agora um serviço especializado para desenvolverem, implementarem ou avaliarem ações de responsabilidade social e/ou sustentabilidade.
A licença para operar é ainda hoje um factor primordial para muitas empresas e negócios, conhecer e investir nas comunidades onde se instala um negócio permite estabelecer relações de médio e longo prazo com elementos chave da comunidade.
As pme portuguesas têm agora um serviço especializado para desenvolverem, implementarem ou avaliarem ações de responsabilidade social e/ou sustentabilidade.
Cada vez mais os concursos públicos e fundos europeus, requerem ou incentivam a justificação do impacto social e ambiental do negócio e dos projetos que se propõe a financiamento, investir numa política de responsabilidade social ajuda nesse desígnio.
As pme portuguesas têm agora um serviço especializado para desenvolverem, implementarem ou avaliarem ações de responsabilidade social e/ou sustentabilidade.
Os ODS são uma plataforma de ação e de diálogo para o desenvolvimento sustentável, comum a cidadãos, governos, entidades públicas e privadas. Convocam todas as empresas a utilizar a sua criatividade, tecnologia e inovação para resolver os desafios de desenvolvimento sustentável.
Os temas que os objetivos cobrem – como o combate às alterações climáticas, a proteção da biodiversidade, a garantia de um trabalho digno e o acesso a uma saúde de qualidade e a redução da desigualdade em todas as suas formas – refletem, também, as preocupações das empresas e responsabiliza-as pelas suas ações e impactos no mundo.
Objetivo geral: Prestar orientações às empresas sobre a forma como poderão alinhar as suas estratégias bem como medir e gerir a sua contribuição para a realização dos ODS.
Objetivos específicos:
– aprofundar a compreensão sobre a relação de cada empresa com os ODS
– identificar as atividades que contribuem positivamente para os ODS
– identificar quais as oportunidades para obterem uma vantagem empresarial competitiva
– fornecer um conjunto de indicações e ações claras que os CEO podem implementar no sentido de alinhar as empresas com os ODS
10:00h: Receção dos participantes e apresentação da sessão
10:30h: Os ODS e a sua relação com a RSE
11:00h: Integrar a Agenda 2030 nos objetivos de desenvolvimento sustentável empresa
– Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios
– O mapeamento da cadeia de valor para identificar áreas de impacto
– Reporte e comunicação
– Boas práticas
11:45h:Speed dating e coffee break
12:00h: Workshop: Mapear as ações existentes na empresa e a relação com os ODS.
12:30h: Reflexões finais
12:45h: Avaliação e Encerramento
A cada empresa participante será entregue um certificado de formação.
A comunicação da RSE é uma das vertentes estratégicas das empresas. Criar uma política de comunicação interna e externa, focada nos principais contributos da empresa para a RSE e para o desenvolvimento sustentável, potencia a criação de uma cultura regular de reporte e de avaliação que impacta toda a estrutura empresarial.
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