Nos últimos anos, as empresas têm concentrado cada vez mais os seus esforços de RSE na criação de oportunidades para as mulheres. Os esforços de género da RSE geralmente começam com o objetivo de aumentar os processos de igualdade por meio de formações, cotas de contratação e bolsas de estudo. Por exemplo, no setor de serviços financeiros, um número significativo de empresas possui uma parte do seu portfólio de RSE dedicado à alfabetização financeira para mulheres, em todo o mundo. Esses investimentos concentram-se em questões que variam das economias domésticas a noções empresariais e negociações salariais.

Este tipo de educação e capacitação é importante. Porém, se uma mulher não pode fazer um empréstimo sem a aprovação do marido, a gestão das finanças domésticas mantem-se um problema. Se as normas sociais determinam que uma mulher não pode trabalhar fora de casa ou viajar sozinha para outras comunidades, ela não pode usar as ferramentas de gestão que desenvolveu para se envolver na força de trabalho. Há um limite para a eficácia das intervenções ao nível individual.

Indo além do indivíduo

Encontramos por isso empresas e parceiros “Champions” que trabalham para além dos programas que incidem individualmente em mulheres ou jovens e consideram os relacionamentos e fatores sistémicos que influenciam a capacidade das mulheres de prosperar e ter sucesso. Os programas de RSE dedicam esforços no desenvolvimento de políticas de igualdade de género devem ser pensados ​​e intencionalmente desenvolvidos para considerar complexas as nuances sociais, económicas, culturais e políticas, como a dinâmica da tomada de decisões das famílias, os papéis de género e o acesso a recursos. Os exemplos abaixo ilustram os tipos de considerações, investiações e colaboração necessárias para soluções holísticas e duradouras.

A indústria do vestuário impulsiona a inovação em programas focados em género

Quase 75% dos trabalhadores do setor de vestuário são mulheres, tornando as questões relacionadas ao género no local de trabalho incrivelmente relevantes para as empresas do setor. A evolução de empresas individuais e coalizões do setor nesse setor oferece insights sobre os processos e o design do programa necessários para realizar esse trabalho com êxito.

O programa PACE (Avanço Pessoal e Aperfeiçoamento de Carreira) da Gap Inc. fornece habilidades para a vida e treinamento técnico para as trabalhadoras por meio de um conjunto de 9 módulos padronizados que tratam de saúde reprodutiva, alfabetização e habilidades profissionais. Um dos módulos é focado especificamente nos papéis de género e visa ajudar as mulheres a entender melhor os papéis e normas que influenciam suas oportunidades e acesso a recursos. Mulheres que participaram do programa compartilham históriasde como eles usaram esse treinamento para influenciar sua carga de trabalho doméstica e criar um equilíbrio mais equitativo em casa. Uma participante trouxe para casa as lições do módulo de papéis de género e as compartilhou com o marido, e agora elas compartilham a carga de trabalho doméstica porque ele não a vê mais como trabalho de mulheres.

Outros no setor de vestuário expandiram seus esforços para o próximo nível, além do contexto individual e imediato para abordar os sistemas e políticas que moldam as oportunidades das mulheres. A Business Coalition for Women (BCFW) é uma organização de 50 empresas patrocinada pela IFC em Papua Nova Guiné. Eles identificaram um problema com a violência baseada em género em sua força de trabalho e juntos desenvolveram um conjunto de ferramentas práticas, aconselhamento sobre políticas, recursos de treinamento e informações de referência para empregadores e funcionárias, e publicamente defendiam o problema.

Tata Tea defende educação educacional de género na Índia

Na Índia, o Tata Tea também está adotando uma abordagem que aborda as influências contextuais e políticas sobre a eqüidade de género. A empresa está utilizando marketing e advocacia para promover mudanças nas políticas nacionais nos requisitos de educação. Sua plataforma de advocacia Jaago Re ” estabeleceu recentemente uma petição para instar o governo indiano a tornar obrigatórias as aulas de sensibilização de género nas escolas. Essas aulas foram realizadas em Mumbai e no estado de Jharkhand e uma avaliação recentemostrou que o programa leva a um maior envolvimento entre os sexos, maior comunicação e menor aceitação e perpetração da violência. É importante ressaltar que o Tata Tea também incluiu um esforço direto para envolver os homens nos esforços de equidade de género e um esforço no nível político para promover mudanças nacionais.

À medida que as empresas expandem sua compreensão da eqüidade de género e o que é necessário para alcançá-la, elas abraçam essas oportunidades contextuais e sistêmicas mais amplas para garantir o sucesso e a sustentabilidade dos investimentos que podem inicialmente procurar empoderar mulheres e meninas como indivíduos.

Abordagens para projetar maior impacto

Como as empresas podem tomar medidas para melhorar a eficácia de sua abordagem ao impacto social e à eqüidade de género?

Incorpore a voz de mulheres e meninas:  traga as vozes de mulheres e meninas para fundamentar o programa em experiências da vida real. Isso geralmente é mais desafiador do que parece, pois as normas sociais podem impedir as mulheres de participar de pesquisas ou advogar por suas perspectivas. Os dados da pesquisa resultantes ou os relatórios qualitativos não capturam as necessidades ou experiências de vida das mulheres, pois os homens estão relatando em nome das mulheres.

Como alternativa, o design centrado nas mulheres garante que as opiniões do público-alvo influenciem diretamente o design do programa. O Projeto Laser Beam é uma colaboração entre o Programa Mundial de Alimentos da ONU e parceiros corporativos para combater a desnutrição infantil. O desenho do projeto adotou uma abordagem holística e utilizou a experiência de líderes mulheres na comunidade para criar soluções relevantes local e contextualmente.

Realizar análises de género : as análises de género específicas do contexto podem surgir barreiras fundamentais para abordar a equidade de género. Dados qualitativos e quantitativos podem ser usados ​​para entender quando e como o género desempenha um papel e quando outros fatores como classe, raça ou status econômico podem ser fatores mais dominantes. Kelloggusaram uma análise de género para informar o desenho de seu programa para capacitar as mulheres agricultoras no estado indiano de Odisha, em parceria com a CARE. Além de fornecer treinamento sobre práticas agrícolas sustentáveis, o programa trabalhou para aumentar sua renda e poupança, bem como sua posição social e engajamento eqüitativo com homens nas famílias e na comunidade em geral. Coletivos de mulheres e grupos de autoajuda visavam a construir solidariedade e força entre as participantes do programa. Como resultado, quase 500 mulheres obtiveram acesso a insumos e mercados agrícolas, 3 mulheres líderes estão inseridas nas aldeias do projeto para promover a inclusão e a igualdade das mulheres, e os homens da comunidade estão apoiando e promovendo as mulheres pequenas agricultoras.

Invista na pesquisa de linha de base: antes de iniciar qualquer programa de RSE, é uma boa prática começar com a coleta de dados de linha de base desagregada por sexo para garantir que o programa comece com uma compreensão alinhada do problema. Essa linha de base pode ser usada para medir o progresso à medida que o programa avança e captura os resultados entre homens e mulheres separadamente. Vimos que algumas empresas realizam essa pesquisa, enquanto outras se associam a especialistas externos. O Data2X é uma plataforma técnica e de advocacia colaborativa que se associa aos setores público e privado para expandir dados desagregados por género, a fim de melhorar os resultados para mulheres e meninas.

Mapeie o ecossistema: O design do projeto deve incluir uma compreensão holística de todos os atores públicos e privados na questão e na geografia alvo. Isso permitirá uma maior visibilidade do conjunto mais amplo de recursos aos quais os investimentos corporativos se encaixam e o papel distinto que eles desempenham. O mapeamento de ecossistemas também garante que, embora uma empresa possa não trabalhar no nível individual, relacional e de sistemas, ela pode ter certeza de que sua intervenção não está ocorrendo isoladamente ou duplicando os esforços existentes, proporcionando uma maior probabilidade de sucesso.

A abordagem de parceria do “triângulo dourado” da Coca-Cola destaca a importância de empresas, governos e organizações da sociedade civil trabalhando juntos. Sua abordagem baseia-se na visibilidade robusta de todo o conjunto de atores e posiciona claramente sua própria experiência (cadeia de suprimentos, marketing e distribuição) dentro desse sistema. Também destaca rapidamente as oportunidades de parceria.

Nossa pesquisa sugere que a RSE pode desempenhar um papel importante no avanço da equidade de género quando é projetada para as complexidades da vida real. O reconhecimento da rede de desafios nas famílias, comunidades e no nível de políticas que moldam a experiência de uma mulher é fundamental para a implementação de uma programação eficaz de RSE. Essas dinâmicas de poder são complexas e desafiadoras de navegar, mas, ao melhorar a equidade de género, melhoramos os resultados para todos. Esperamos ouvir você sobre o que você adicionaria à lista acima. O que mais as empresas devem fazer para garantir o sucesso a longo prazo de mulheres e meninas e das comunidades que influenciam?

 

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