CORE declarada de utilidade pública

RESPONSABILIDADE SOCIAL DECLARADA DE UTILIDADE PÚBLICA

 

A CORE é a primeira ONGD portuguesa dedicada exclusivamente ao avanço da responsabilidade social empresarial (RSE) a receber o estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública, através do reconhecimento como ONGD, nos termos do artigo 8.º, da Lei n.º 66/98, de 14 de Outubro.

Esta organização enquadra a RSE num compromisso diferenciado das práticas comuns de filantropia, por se consubstanciar em iniciativas integradas no core business empresarial como instrumento para o desenvolvimento comunitário. A CORE entende que o Estado Português, ao reconhecer a responsabilidade social empresarial, está a considerar as empresas como players estratégicos no desenvolvimento de práticas inovadoras de negócio que, em colaboração com a sociedade civil, criem valor partilhado e respondam a desafios sociais.

Este reconhecimento surge numa altura em que a responsabilidade social tem ganho destaque nas estratégias nacionais e europeias, por assistirmos ao encorajamento das empresas em integrar nas suas políticas e práticas assuntos sociais, ambientais e de direitos humanos, potenciando iniciativas como a Enterprise 2020 que surge como resposta à estratégia Europa 2020 e integra questões de sustentabilidade relacionadas com os atuais padrões de vida no trabalho, na educação, na comunicação, no consumo e na partilha de recursos.

Nestas ações, a CORE é parceira de empresas que procuram novas formas de investimento e de influência, e cujo ADN se alinha com os objectivos a atingir. A responsabilidade social do sector privado constitui- se, assim, como uma oportunidade real e efetiva para a mudança social.