A definição, implementação e comunicação de uma estratégia de sustentabilidade pode assumir um papel relevante:
- no modo como a Organização é percecionada pelo mercado;
- na capitalização (proporcionada pela adoção de uma abordagem sistemática e monitorizada) das iniciativas de gestão responsável do negócio que a Organização já vai realizando; e
- na robustez do próprio modelo de negócio (proporcionada por uma visão e gestão mais abrangente de riscos e oportunidades).
Neste contexto, as organizações têm cada vez mais consciência da necessidade de gerirem de forma eficaz e sistemática os aspetos sociais e ambientais inerentes às suas atividades, produtos e serviços e de o fazerem de forma orgânica e estrategicamente integrada no negócio, assente numa visão de criação e partilha de valor.
Para conseguir criar valor e poder partilhar valor é necessário definir e aplicar uma estratégia baseada no que é importante para o negócio e simultaneamente para as partes interessadas, definir objetivos e ações concretas, medir e comunicar a estratégia e os seus resultados.”
Apoiamos na definição de uma estratégia/política de sustentabilidade numa visão de Criação de Valor Partilhado e alicerçada em compromissos:
- Abrangentes e compreensíveis – compreendidos por toda a empresa, incluindo a criação de oportunidades de participação global da empresa e fornecedores;
- Relevantes – integrados na estratégia global da empresa e alinhados com as necessidades e expetativas dos stakeholders externos (comunidade, reguladores nacionais do setor, metas globais do ODS, etc.);
- Tangíveis – com capacidade de cumprimento num roadmap temporal definido.