Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A CORE é uma organização de consultoria em responsabilidade social empresarial (RSE). Entendemos a RSE como a forma através da qual se integram assuntos sociais e ambientais nos valores e cultura das empresas, de forma transparente, para a criação de valor para todos os stakeholders.

Os nossos serviços de consultoria envolvem o apoio na definição de planos de responsabilidade social traduzido na criação, desenvolvimento, gestão e avaliação de iniciativas internas ou externas, alinhadas com os interesses estratégicos das empresas e dos seus stakeholders (CEO; colaboradores; acionistas; clientes; comunidade).

Apoiamos à compreensão do contexto estratégico empresarial, à clarificação dos objetivos, à identificação dos obstáculos e das oportunidades, à criaçãode conhecimento e de competências através da Responsabilidade Social Empresarial.

A investigação colaborativa, o networking e a procura das melhores práticas de RSE (benchmarking) são parte da nossa estratégia, e fazemo-lo com o objetivo de identificar oportunidades para a maximização do impacto positivo das empresas junto das comunidades onde estão integradas.

Criamos programas de RSE consistentes com a missão, visão e core business empresarial e avaliamos os seus impactos em termos económicos, sociais e ambientais. Apoiamos na realização de relatórios de sustentabilidade e na criação de dispositivos online de report de forma a medir, compreender e comunicar o desempenho das empresas.

Desenvolvemos projetos de intervenção que incidem em temas sociais centrais como a promoção da empregabilidade, a erradicação da pobreza, o acesso à educação e à saúde, a defesa dos valores democráticos e dos direitos humanos.

Ecossistema

Ecossistema

[gr-accordions]
[gr-accordion title=”Visão”]
Aperfeiçoar a consciência ecológica individual e colectiva em direcção a uma ética ambiental (Ecossistema).
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Missão”]
Compatibilizar os efeitos da acção corporativa com a permanência da vida humana e não-humana actual e futura.
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Aplicações”]
Investimento em medidas de protecção ambiental, como a redução de resíduos e transformação de matérias (upcycling); o consumo consciente e sustentável dos recursos; a adopção de práticas animal-friendly; o apoio ao comércio local; o investimento em fontes de energia renováveis; a protecção da biodiversidade e a utilização de recursos renováveis.
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Métricas”]
Environmental Performance Index.
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Processos e Ganhos”]
Promoção da sustentabilidade ambiental e certificação energética.
[/gr-accordion]
[/gr-accordions]

Comunidade

Comunidade

[gr-accordions]
[gr-accordion title=”Visão”]
Desenvolvimento de comunidades mais fortes e resilientes (capacity building) potenciadoras de processos de mudança individual, colectiva e organizacional.
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Missão”]
Apoiar, através de iniciativas estruturadas, à criação de comunidades mais seguras, activas, colaborativas e sustentáveis, em parceria com os stakeholders locais.
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Aplicações”]
Desenvolvimento de projectos comunitários e causas cívicas, com diferentes grupos sociais, nos grandes domínios do desenvolvimento comunitário: direito e acesso à educação; direito à habitação; bem-estar e promoção da saúde; acesso à alimentação; garantia do exercício da cidadania; defesa dos direitos e participação política; acesso à cultura e ao lazer.
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Métricas”]
Community assessment. CommunityMark Index (BITC).
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Processos e Ganhos”]
Desenvolvimento comunitário local, através da utilização dos recursos naturais e integração da empresa nos assuntos locais para uma cidadania corporativa mais activa e integrada.
[/gr-accordion]
[/gr-accordions]

Capital Social

Capital Social

[gr-accordions]
[gr-accordion title=”Visão”]
Capitalizar os recursos empresariais para o contexto comunitário e os comunitários para o contexto empresarial, como estratégia de acrescentar valor (added value).
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Missão”]
Aumentar os recursos disponíveis (community assets), preferencialmente em grupos ou contextos menos empowered.
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Aplicações”]
Transferência de recursos e conhecimentos corporativos para contextos seleccionados (business expertise/know-how/mentoria/talentos) com vista ao desenvolvimento de iniciativas de win-win.
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Métricas”]
Partnership Assessment Tool.
[/gr-accordion]
[gr-accordion title=”Processos e Ganhos”]
Promoção da sustentabilidade comunitária e empresarial com vista à poupança de capital social, humano e financeiro e à maximização do existente.
[/gr-accordion]
[/gr-accordions]