REPORTING DA SUSTENTABILIDADE

Aspiramos desenvolver uma compreensão profunda de como criar e sustentar mudanças sociais significativas, através da maximização do impacto.

REPORTING DA SUSTENTABILIDADE


O impacto da responsabilidade social é comunicável, pois espelha o retorno do investimento e a criação da mudança social.

A CORE entende que a responsabilidade social deve ser comunicada, por isso, encoraja empresas e organizações a revelar o impacto das suas ações e não apenas a descrição do que foi feito, as horas de voluntariado realizadas ou a quantia doada/recebida.

A comunicação do impacto deve ser acerca das mudanças qualitativas que resultaram de um programa, e podem incluir a melhoria na vida de pessoas, grupos ou comunidades, o aumento do bem-estar, a aquisição de competências ou a alteração de comportamentos, a sustentabilidade dessas mudanças e a transformação social operada.

[su_list icon=”icon: chevron-right” icon_color=”#d73300″]

  • Relatórios de Impacto Social
  • Relatórios de Sustentabilidade (e-papers)
  • Infographics e Social Media Visuals

[/su_list]

CRIAÇÃO DE VALOR PARTILHADO


A Responsabilidade Social Corporativa não é um conceito estático; evoluiu da filantropia e hoje configura uma perspetiva estratégica de atuação para a Criação de Valor Partilhado.

Este conceito renovado prevê resultados de win-win, o foco no impacto e a co-criação dos vários players da sociedade (empresas; organizações; academia; sociedade civil) para a maximização do impacto positivo.

Concebe-se, aliando o valor do negócio ou da intervenção à mudança transformativa de uma realidade, comunidade ou sociedade:[su_list icon=”icon: chevron-right” icon_color=”#d73300″]

[/su_list]

AVALIAÇÃO DE IMPACTO – SROI / LBG


Numa altura em que os benefícios da responsabilidade social são questionados, a avaliação do impacto de programas de intervenção social é crítica para a compreensão da realidade.

Para a CORE importa o impacto e é por isso que medimos as mudanças ocorridas pelos programas e intervenções e não nos ficamos apenas pela descrição das ações ou pelo número de horas de voluntariado.

Os consultores CORE detêm formação em medição de impacto, pela Social Value UK., na qual aplicam a metodologia SROI (Social Return on Investment).

O nosso trabalho com o Grupo de Impacto Português tem procurado incluir, além dos sociais, a análise dos impactos económicos e desta forma trabalhamos a avaliação sobre o valor económico gerado (ROI) dos investimentos sociais.

[su_list icon=”icon: chevron-right” icon_color=”#d73300″]

  • Teoria da Mudança
  • Envolvimento de Stakeholders
  • Materialização de Impactos
  • Reporting

[/su_list]

PARCERIAS PARA O IMPACTO


A resolução dos grandes desafios da atualidade, como o envelhecimento, o desemprego jovem ou o clima, requer novos modelos de intervenção e a colaboração de todos os setores da sociedade.

A CORE apoia entidades a desenvolverem respostas inovadoras para problemas sociais, que se distingam das respostas tradicionais pelo seu carácter inovador, eficaz e sustentável, através de:[su_list icon=”icon: chevron-right” icon_color=”#d73300″]

  • Diagnóstico social
  • Práticas de inovação e empreendedorismo social testadas (evidence-based)
  • Medição de impacto (teoria da mudança)
  • Sustentabilidade tripple bottom line
  • Replicação e escalabilidade
  • Captação de investidores sociais

[/su_list]

FORMAÇÃO DE EQUIPAS


A Responsabilidade Social não deve acontecer espontaneamente no seio de uma organização; deve ser pensada, planeada, e refletir o desejo de mudança.

A oferta formativa da CORE vai ao encontro das áreas-chave de intervenção de empresas e organizações em matéria de Responsabilidade Social Estratégica e todos os consultores CORE são formadores certificados.

Através da formação, queremos apoiar a incorporação da Criação de Valor Partilhado e a Inovação acerca das melhores tendências worldwide.

Levamos às organizações expertise em temas como:[su_list icon=”icon: chevron-right” icon_color=”#d73300″]

[/su_list]

 

Sistemas de Gestão e Certificação


Para empresas e organizações que procuram alcançar uma maior eficácia nas suas práticas de responsabilidade social, ambiente e qualidade, os sistemas de gestão constituem-se como soluções diferenciadoras.

A CORE detém competências na implementação de sistemas de gestão de forma isolada ou integrada com outros sistemas, por exemplo as normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 26000 e ISO 20121 e NP-4469.