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Perguntas mais frequentes sobre Responsabilidade SocialFAQ sobre Responsabilidade Social
O que é a responsabilidade social estratégica?
A responsabilidade social empresarial (RSE) ou responsabilidade empresarial refere-se à forma como empresas e organizações lidam com os aspetos económicos, ambientais e sociais inerentes ao impacto das suas atividades e à sua cadeia de valor. O conceito é dinâmico e evolui de acordo com as práticas empresariais e as expectativas dos stakeholders.
A responsabilidade social estratégica dá-se quando as iniciativas são alinhadas com a missão, core business e cultura das empresas. Assume um compromisso diferenciado das práticas comuns de filantropia ou de voluntariado por se consubstanciar em atividades integradas e com resultados de win-win. Desafia empresas e organizações a repensarem ações que atendem exclusivamente a necessidades ou prioridades pontuais, e a considerarem aplicá-las de forma continuada e sustentável para o bem comum.
A ISO 26000 determina que a responsabilidade social é a “responsabilidade de uma organização tendo em conta o impacto das suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento transparente e ético que: (1) contribui para o desenvolvimento sustentável, incluindo a saúde e o bem-estar da sociedade (2) tem em conta as expectativas dos stakeholders (3) está em conformidade com a lei e de acordo com as normas internacionais e (4) é integrada em toda a organização e praticada nas relações internas e externas.
A Comissão Europeia define-a como “a responsabilidade das empresas tendo em conta os seus impactos na sociedade e inclui as práticas de emprego (direitos humanos, trabalho e formação, diversidade, igualdade de género, saúde e bem-estar dos trabalhadores), questões ambientais (biodiversidade, alterações climáticas, eficiência dos recursos e prevenção da poluição), e o combate à corrupção. São também parte da agenda da RSE, o envolvimento e o desenvolvimento comunitário, a integração de pessoas em situação de desvantagem e os interesses dos consumidores.”
Quais são as atividades comuns de Responsabilidade Social?
As atividades que uma empresa pode integrar no seu seio e junto dos seus stakeholders, incluem:
- atividades com os colaboradores e iniciativas de saúde e segurança, direitos dos colaboradores e incentivo à formação;
- atividades de envolvimento dos stakeholders, tais como mapeamento, consulta, elaboração de relatórios e comunicação;
- iniciativas ambientais em matéria de proteção do meio ambiente, redução da poluição, gestão de resíduos, consumo de recursos e eficiência energética;
- atividades comunitárias, como o investimento comunitário e voluntariado dos colaboradores;
- declaração sobre a visão e os valores da empresa, como a declaração da missão, e políticas e procedimentos de RSE da empresa;
- atividades de mercado, que têm em linha de conta a responsabilidade do(s) produto(s) e as relações com os clientes.
Quais são os benefícios da Responsabilidade Social?
A implementação de RSE poderá melhorar direta e indiretamente a competitividade global de uma empresa. As vantagens associadas à RSE
incluem:
- O aumento da competitividade empresarial;
- A criação de valor para os acionistas e um maior acesso ao capital;
- A melhoria da reputação da marca;
- A melhoria das políticas de recrutamento, gestão de talentos, retenção e desempenho, empowerment dos colaboradores, aumento e desenvolvimento de competências relacionadas com o trabalho, e sensibilização sobre o compromisso da empresa para a garantia das boas condições de trabalho;
- A gestão de risco e iniciativas de redução de custos;
- A melhoria da qualidade de produtos e serviços;
- A melhoria da gestão da supply chain;
- A melhoria da eficiência operacional;
- O fortalecimento das relações com os stakeholders, enaltecendo o apoio da comunidade e a liderança responsável.
Quais são os custos financeiros associados à Responsabilidade Social?
Os custos financeiros associados à RSE variam de acordo com as atividades específicas que a empresa implementa e com o tipo de negócio que conduz. No entanto, evidências mostram que a implementação da RSE pode resultar em benefícios, diretos e indiretos, a longo prazo, que superam o investimento inicial da empresa. Além de melhorar o desempenho económico, social e ambiental, os programas de RSE podem consubstanciar-se em inúmeras vantagens competitivas no mercado. Uma estratégia eficiente e integrada no core business da empresa contribui para a rentabilização dos recursos.
Quais são os principais conceitos e palavras-chave da Responsabilidade Social?
A linguagem da RSE é dinâmica e está em constante evolução. Podemos encontrar termos como cidadania empresarial, responsabilidade empresarial e ética nos negócios, que expressam a mesma ideia.
Quem são os stakeholders?
Os stakeholders são indivíduos ou grupos que, direta ou indiretamente, são influenciados pelo impacto das operações de uma empresa. Os stakeholders geralmente incluem:
- colaboradores, media, consumidores, concorrentes, organizações não-governamentais, investidores, parceiros, comunidade e governo, entre outros.
É fácil integrar a Responsabilidade Social nas operações diárias de uma empresa?
As decisões sobre as atividades de responsabilidade social que uma empresa deve incorporar são determinadas caso a caso, negócio-a-negócio, dependendo de fatores como:
- Tamanho;
- Capacidade;
- Produtos;
- Posição na cadeia de abastecimento;
- Localização;
- Compromisso de gestão.
Independentemente do tamanho de uma empresa, a RSE deve ser integrada no core business, na visão, na missão e nas políticas operacionais que definem os valores, a cultura e a abordagem do negócio da empresa. Através da aplicação do framework PDCA (Plan, Do, Check, Act), uma empresa pode avaliar os seus desafios e oportunidades e como pretende influenciar positivamente os stakeholders e a sociedade. Se a empresa é uma PME, pode incluir iniciativas como:
- reduzir o consumo de energia e água;
- envolver os colaboradores nas decisões dos negócios que afetam o ambiente de trabalho;
- comprar a fornecedores locais;
- proporcionar oportunidades de formação, como estágios para jovens e desempregados de longa duração.
Como deve uma empresa gerir a Responsabilidade Social?
Que tipo de programas de formação em Responsabilidade Social existem?
As empresas precisam de contratar consultores para implementar a Responsabilidade Social?
Como pode ser medido o desempenho da Responsabilidade Social de uma empresa?
O que é a Avaliação de Impacto Social, SROI?
SROI – Social Return on Investment é uma análise custo-benefício do valor social gerado pela intervenção de uma organização.
O índice SROI é um rácio entre o valor atual líquido dos benefícios e o valor atual líquido do investimento. Ou seja, o SROI compara o valor gerado por uma intervenção (benefícios) com a despesa necessária (investimento) para obtê-lo. Por exemplo, um SROI de 3:1 indica que cada €1 investido produz €3 de valor social.
Para organizações que prestam serviços na economia social (associações, cooperativas), a análise SROI é uma ferramenta de gestão – controlo das previsões, melhoria do desempenho, ajustamento da despesa – e de diferenciação (em candidaturas a financiamento).
Para entidades que investem na criação de valor social (administração pública, fundações, empresas), a análise SROI é uma ferramenta de avaliação e seleção, ajudando-as a investir em projetos com maior potencial de impacte.
Como é que a empresa comunica com os seus stakeholders?
Após a implementação de uma estratégia de RSE, a sua monitorização e avaliação do impacto, assim como o cumprimento dos objectivos-chave, torna-se essencial para garantir o sucesso das políticas definidas. Quando uma empresa implementa com sucesso uma estratégia, a sua comunicação pode acontecer de várias formas. O site da empresa é um excelente ponto de partida. Informações sobre a estratégia de RSE e as atividades inerentes podem ser apresentadas numa secção dedicada à RSE no site da empresa ou num relatório anual de sustentabilidade, é uma ferramenta útil para comunicar e avaliar os progressos realizados numa base anual.
A Responsabilidade Social é certificável? Porque pode uma empresa estar interessada em aplicar normas voluntárias?
A demonstração de um forte compromisso com a responsabilidade social das empresas é um elemento cada vez mais relevante para o negócio. As empresas enfrentam a pressão de uma série de stakeholders para implementar ou melhorar os seus programas e estratégias de RSE. Um mecanismo eficaz para o conseguir é a implementação de normas voluntárias. As normas sociais voluntárias fornecem uma estrutura para garantir o sucesso da implementação empresarial da RSE. Embora não haja uma norma única, algumas atestam o desempenho de RSE de uma empresa e demonstram o seu compromisso. As normas incluem:
- SA8000, que após certificação “fornece um relatório público de boas práticas para os consumidores, investidores e outras empresas destinando-se a ser um importante marco na melhoria das condições de trabalho”. http://www.sa-intl.org
- ISO 14000, que é uma série de normas internacionais certificáveis em gestão ambiental. http://www.iso.org
- AA1000S, que é um conjunto de normas baseadas em princípios que fornecem a base para melhorar o desempenho da sustentabilidade das organizações. http://www.accountability.org
- Forest Stewardship Council (FSC), que é um sistema de certificação que fornece uma definição de normas, reconhecidas internacionalmente de acreditação para empresas, organizações e comunidades interessadas na utilização responsável das florestas. http://pt.fsc.org
Contacte-nos, ajudamos a implementar sistemas certificáveis de Responsabilidade Social.
O que é o ISO 26000?
O ISO 26000 é uma norma de gestão e liderança que fornece uma orientação sobre princípios e temas subjacentes à responsabilidade social. O Guia foi desenvolvido ao longo de um período de cinco anos por peritos e observadores de países membros da ISO bem como uma variedade de stakeholders, organizações não governamentais, do setor público e privado. O ISO 26000 não é um sistema de gestão e não é certificável, no entanto, foi projetado para todos os tipos de organizações, independentemente do tamanho ou da localização e é um documento de referência para empresas que procurem integrar a RSE. O ISO 26000 apresenta sete temas centrais de responsabilidade social:
- Organizacional;
- Direitos humanos;
- Práticas dos colaboradores;
- Ambiente;
- Práticas operacionais justas;
- Questões relacionadas com os consumidores;
- Envolvimento e desenvolvimento comunitário.
Informações adicionais sobre a ISO 26000 estão em iso.com ou contacte-nos
Onde obter mais informações sobre a Responsabilidade Social?
Os seguintes sites são excelentes fontes de informação sobre RSE.
- Observatório Português da Responsabilidade Social
- CORE CONSULTORES
- Global Compact da ONU http://www.unglobalcompact.org/Languages/portuguese/index.html. O Global Compact da ONU é uma iniciativa política estratégica para empresas empenhadas em alinhar as suas operações e estratégias com os princípios de direitos humanos, ambiente de trabalho e combate à corrupção. Pelo alinhamento ao Global Compact, as empresas, principais veículos de globalização, podem ajudar a garantir que mercados, comércio, tecnologia e finanças se desenvolvem de forma a beneficiar as economias e as sociedades de uma forma global.
- Global Reporting Initiative http://www.globalreporting.org/Home. O Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade económica, ambiental e social. O GRI fornece a todas as empresas e organizações uma estrutura abrangente de relatórios de sustentabilidade, que é amplamente utilizado.