S1E7 | Reinserção Social | Duarte Fonseca – APAC Portugal

CORE Consultoria Responsabilidade Social

A CORE é uma consultora com uma missão social. O nosso objetivo implica o desenvolvimento de uma cidadania ativa e ética das empresas e organizações através dos seus investimentos na responsabilidade social e sustentabilidade numa visão de criação de valor partilhado e potenciando o máximo de impacto social e ambiental positivo.

31/03/2020

Uma ideia recorrentemente levantada neste podcast refere-se ao slogan da Agenda 2030, de não deixar ninguém para trás, e incluir o contributo de todos no processo de desenvolvimento, precisamente por isso quisemos trazer um tema menos óbvio, as pessoas em situação de reclusão.

Um dos indicadores dos Objetivos 11 e 16 desta agenda, passa por garantir o acesso à justiça e a processos de integração e reabilitação social de pessoas que comentaram crimes, tendo em conta também as especificidades de grupos vulneráveis como os imigrantes, LGBT, as mulheres e os jovens.

Acerca deste tema, há uns anos enquanto dava uma aula sobre os efeitos negativos da institucionalização, tendo como base o movimento dos doentes mentais, e as ideias de Foucault, um aluno questionou-me: se as prisões são uma forma de institucionalização então como podemos esperar a integração de pessoas que passam até um quarto da sua vida numa prisão. Na altura não tive resposta, mas hoje encontro no nosso convidado e no projeto que ajudou a fundar, pistas sobre um caminho a seguir.

No site da APAC Portugal encontramos alguns números para centralizar o fenómeno: Em Portugal temos cerca 13 mil pessoas reclusas o que equivale a 127 reclusos por 100 mil habitantes, esta população é composta em 94% por homens, embora esteja a crescer o número de mulheres reclusas nos últimos anos, um pouco por todo o mundo.

Mas existe outro número demasiado pesado, estima-se que 75% da população reclusa volte a cometer crimes o que torna premente o desenvolvimento de soluções inovadores e que intervenham a vários níveis. A reinserção social é um desses níveis e o projeto desenvolvido pela APAC é uma dessas soluções.

Falámos, com Duarte Fonseca membro da Global Shapers, foi diretor de estratégia e desenvolvimento na Just a Change, manager de inovação na Beta-i, tendo tirado mestrado em gestão de recursos humanos e bacharelato em terapeuta ocupacional. Duarte tem ainda experiências em voluntariado em Portugal e na India e é atualmente Diretor Executivo da APAC, a associação que cofundou em 2015 e que tem como missão disseminar e implementar novas abordagens que transformem a vida de todos os reclusos, fornecendo-lhes as ferramentas e estímulos necessários à sua efetiva reinserção, promovendo uma sociedade mais coesa e segura, bem como uma maior eficiência para todo o sistema.

Send in a voice message: https://anchor.fm/conversas-com-impacto/message

Também poderá gostar…

A igualdade de oportunidades promove um aumento do talento em toda a força de trabalho.

A igualdade de oportunidades promove um aumento do talento em toda a força de trabalho.

A investigação sugere que a RSE pode desempenhar um papel importante no avanço da equidade de género quando é projetada para as complexidades da vida real. O conhecimento da rede de desafios familiares, das comunidades e ao nível de políticas que moldam a experiência de uma mulher é fundamental para a implementação de uma programação eficaz de RSE. Essas dinâmicas de poder são complexas e desafiadoras, mas, ao melhorar a equidade de género, melhoramos os resultados para todos.

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.