Inovação Social
Voluntariado de Competências
Voluntariado Corporativo

O Voluntariado empresarial constitui uma das mais eficazes estratégias de ligação das empresas à comunidade envolvente, bem como aos seus colaboradores, fornecedores, organizações sociais e a outras empresas. As empresas não representam somente uma força de mudança económica; são também agentes de mudança social.

Para a CORE, as iniciativas de voluntariado corporativo devem ser altamente impactantes, o que significa configurar ações:

  • estruturadas vs. pontuais
  • alinhadas ao negócio vs. desconectadas do negócio
  • de intervenção social vs. filantropia
  • que mudem realidades vs. mantenham realidades
  • que envolvam a comunidade vs. usem a comunidade
  • inovadoras vs. repercutam modelos sociais
  • criem mudança social vs. assistencialistas
O Voluntariado de Competências pressupõe a disponibilização de know-how e das competências dos intervenientes a uma causa, reflexão ou projeto. A mudança de paradigma do voluntariado corporativo apresenta o desafio de transformar ações pontuais de intervenção em iniciativas estruturadas, alinhadas com a missão da empresa, concebidas no seu seio e pelos próprios stakeholders à luz da perspetiva de “ shared value”, ou seja, a empresa é convidada a assumir um papel para a mudança social e criação de um valor comum.

Consulte exemplos de ações de voluntariado da CORE